Transferir imóvel para filhar menor é considerado fraude à execução

Os devedores vivem procurando formas de ocultar seu patrimônio para não serem penhorados em execuções e assim conseguirem continuar dando o calote nos credores. Mas essa decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi favorável ao credor.

O entendimento do tribunal, ao julgar a REsp 1.981.646, foi de que se configura fraude à execução a transferência de imóvel do devedor para sua filha menor, mesmo se não houver execução pendente, penhora averbada na matrícula imobiliária ou que não haja comprovação de má-fé do devedor.

No caso concreto um imóvel que estava no nome da filha menor do devedor foi penhorado e a proprietária (a menor) opôs embargos de terceiro, alegando que o bem havia sido recebido como pagamento de pensão alimentícia, a partir de um acordo feito com o seu pai (devedor) e sua mãe.

Para o STJ essa foi apenas uma forma do devedor blindar seus bens, como uma maneira de fugir de sua responsabilidade perante os seus credores e por isso o argumento não foi aceito e a penhora foi mantida.

O tribunal ainda ressaltou que utilizar a família para blindar o patrimônio já prova a má-fé do devedor e por isso é dispensada a prova pelo credor.

"Não há importância em indagar se o descendente conhecia ou não a penhora sobre o imóvel ou se estava ou não de má-fé. Isso porque o destaque é a má-fé do devedor que procura blindar seu patrimônio dentro da própria família mediante a transferência de seus bens para seu descendente, com objetivo de fraudar a execução", declarou Nancy Andrighi.

 

Os devedores são espertos, mas você pode ser mais!

Quer se livrar de execuções frustradas que não estão te levando a nada e finalmente conseguir receber o seu dinheiro? Nós te ajudamos!

Você vai precisar localizar onde estão os bens ocultos do devedor através de uma investigação aprofundada na arvore genealógica e nas relações sociais dele e ainda produzir provas para responsabilizar terceiros “laranjas” na execução.

Para a sua sorte a Recuperium faz tudo isso para você e te deixa preparado para vencer o devedor! Entenda mais sobre o nosso trabalho! Entre em contato pelo WhatsApp (19)99864-9146 ou pelo e-mail administrativo@recuperium.com.br.